"Viver a História é viver em constante desejo de saber o por que tanto erramos e como podemos melhorar a cada dia!"

domingo, 7 de agosto de 2011

O que é História?

Em nosso idioma a palavra História aparece com vários significados. Pode ser a narração de acontecimentos e atividades humanas ocorridas no passado, também o ramo da ciência que se ocupa de registrar cronologicamente, apreciar e explicar os fatos do passado da humanidade em geral, e das diversas nações, países e localidades em particular ou também narração de aventura particular, narrativa.
Na gramática da língua portuguesa ela aparece como um substantivo feminino, possuindo oito letras, com três vogais "a, i, o" e quatro consoantes "h, r, s, t", separada pelas sílabas his-tó-ria.
Por que gostamos da História?
Particularmente vivo a História em cada momento da minha vida, sou o que podemos dizer de "Historiomaníaco". Não cursei faculdade pois em minha cidade, Barbacena/MG, fecharam o curso por motivos que não conheço. Mas, mesmo sem graduação me arrisco a falar de História. Sempre procuro ótimos embazamentos, pois não quero me passar por demagogo, não quero falar sem ter certeza.
Não sou doutor, mas faço por amor. Amor a essa ciência um tanto abandonada por nossas escolas. Abandonada pelo povo que não dá valor à História do próprio país.
Um certo dia, vendo uma reportagem de um Jornal diário de uma grande emissona de TV, fiquei extremamente triste com o desenteresse do brasileiro com a história, principalmente com a do Brasil. Foi perguntado pela reporter qual era o feriado de 21 de abril e dos entrevistados, ninguém soube responder. Se Tiradentes foi herói ou não não vem ao caso, porém deu para perceber que muitos brasileiros sequer sabe da existência de fatos históricos tão marcantes como e Inconfidência Mineiro.
Me recorre à lembrança dos bons e saudosos tempos de Colégio Tiradentes da Polícia Militar, na minha terra natal Barbacena, onde sempre em vésperas de provas de História, amigos e colegas e tantos outros que nem mesmo conhecia vinham em minha presença buscar por uma "aulinha" salvadora. Sempre achei interessante tentar ensinar alguma coisa a quem realmente quer aprender. Falava muitas vezes com eles que história não é dificil, como em toda máteria do colegial, basta um pouco de dedicação para aprender. Existe aquelas matérias que temos facilidade, porém outras outras amamos. Nunca fui fãn de Geografia e nem tinha muita facilidade. Mapas, climas e escalas nunca foi meu forte. Claro que a Geografia política sempre chamou minha atenção. Matemática? Física? Sem comentáros!
Mas a História sempre foi minha grande paixão e por isso me casei com ela. Escolhi as Ciências Militares por vocação mas tenho sempre aquela esperança de que terei a minha graduação em História, se assim Deus permitir.
Neste blog quero ser uma inspiração aos jovens colegiais que ainda sentem repulsa pela História, por que quem ama a História não aprende a gostar de outra coisa!